segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

COMIDAS DO PARÁ!

AVISO: Preparem as lombrigas e as malas para ir à Belém depois de ler esse post!!

Gosto muito de viajar para outros países para mudar de ares mas o Brasil sempre me surpreende! É um país enorme e com diversas culturas!

Complementando minha viagem à Belém do Pará, vou falar sobre as comidinhas que provei por lá e esclarecer as diferenças entre elas rs. Vamos lá!

Açaí

Não pense que ao ir se refrescar com um açaí vai vir aquele copo com xarope de guaraná, dooooooce, com granola, granulado, leite condensado, frutas, etc... No Pará o negócio é bruto! rsrs. O açaí é servido em uma cumbuca e puro, em temperatura ambiente (que no Pará é sempre quente). Para acompanhar seu açaí, ficam disponíveis gelo, açúcar e farinha de tapioca (parece uma pipoquinha). 

Outra maneira muito comum de comer açaí é combinado com peixe frito! O peixe deles é ótimo, tem um temperinho muito bom. Há lojas específicas que vendem a dupla mas eu comi foi no mercado ver-o-peso mesmo!

Belém do Pará. Peixe com açaí. Turistando de Boa.

Belém do Pará. Açaí. Turistando de Boa.



O que achei: no começo é bem diferente. O açaí puro e quente não desce muito bem e é um pouco amargo mas com adição de gelo, açúcar e a farinha de tapioca fica melhor e quando você se dá conta já está adorando aquilo! Dá pra sentir que é produto fresco, diferente do que a gente consome no sudeste! 

Quanto ao peixe com açaí, pedi uma pescada amarela. É uma delícia mas comi o peixe e depois tomei o açaí com açúcar e gelo rs.

Tacacá...

Primeiro precisamos esclarecer uma coisa:

Tucupi: é o caldo da mandioca brava que passa por um processo de horas de fervura para que o veneno seja eliminado! É levemente ácido, amarelado e utilizado na preparação de diversos pratos regionais! Vendido geralmente em garrafas pet em qualquer canto da cidade.

Jambu: erva nativa da amazônia, verde, que deixa a boca dormente. Tem gosto levemente ácido e picante. 

Agora sim o Tacacá: prato quente muito apreciado na região. Consumido no período da tarde onde o Sol está mais quente rs. Se trata de uma vasilha com tucupi (bastante), goma de mandioca, jambu (e muito jambu) e camarões secos. 

O que achei: estava muiiito curiosa para tomar o tacacá, que é inclusive muito bonito. Posso dizer que foi uma experiencia bastante "emocionante"- não consegui outra palavra para descrever a sensação. 

Ao pedir um tacacá você receberá a cumbuca e um garfinho. Deve-se alternar garfadas de jambu e camarão com goles do caldo direto na cumbuca.

Diante de toda a emoção do acidinho com o formigamento do jambu e o calor do caldo eu não consegui ir muito longe na experiência rs, mas em outro dia que fui lá provar outro prato uma turista estava experimentando e comeu quase tudo! Se você gosta de sopa as chances de se dar bem com o tacacá são maiores!

É o tipo de coisa que você tem que comer lá, mesmo se for pra saber que não gostou!

Belém do Pará. Tacacá. Turistando de Boa.


Cachaça de jambu

Achei a cachaça mais divertida do que gostosa! Dá a mesma sensação de comer a folha de jambu, porém da para levar na mala para os parentes experimentarem e a gente poder rir bastante da reação deles! kkkk


Arroz paraense 

O arroz paraense leva arroz branco, tucupi, jambu e camarões! Pelos ingredientes imagina-se que seja parecido com o tacacá, mas é bem mais suave. 

Eu super aprovei!
Delícia!

Vatapá 

O vatapá do Pará é um pouco diferente do baiano, porém , tão gostoso quanto. A diferença está basicamente na ausência de amendoim e farinha de milho e o uso dos camarões inteiros.

Belém do Pará. Arroz paraense e vatapá. Turistando de Boa.


Maniçoba

Gente, esse prato é uma loucura! É chamada por lá de feijoada do Pará...mas né...não é parecido não! rs
É constituído de maniva, carnes de boi e de porco, produtos salgados e defumados. Sendo que maniva é a folha da mandioca moída e cozida por aproximadamente uma semana para que seja retirado dela o composto venenoso, ácido cianídrico.

O que achei: o sabor é agradável mas a textura é bem diferente, principalmente pelas folhas moídas.

Belém do Pará. Maniçoba.

Bolinho de pescada com jambu e molho de tucupi

Esse foi um achado! Experimentei no Saldosa Maloca, na Ilha do Combú. Foi a primeira coisa que comi em Belém e já fiquei com uma ótima impressão. Eles temperam muito bem os peixes por lá.

Belém do Pará. Bolinho de pescada com jambu. Turistando de Boa.


Unha de caranguejo

Essa é a coxinha deles! Porém, uma coxinha de carne de caranguejo! é bem gostoso, acompanhado de um suco de cupuaçu então.. lanchinho delícia!

Belém do Pará. Unha de caranguejo e suco de cupuaçu. Turistando de Boa.


Sorvetes

A sorveteria Cairu é a mais famosa da cidade e faz jus à fama. Além dos sabores tradicionais é possível encontrar sabores de sorvete de ingredientes da região! E são quase todos muiito bons.
Os que provei e aprovei foram: Cupuaçu, taperebá, bacuri, mangaba, açaí, tapioca, uxí, castanha do pará.
O que mais gostei: Bacuri
O que menos gostei: Mangaba

Belém do Pará. Sorvete de cupuaçu. Turistando de Boa.


Outros

Outras jóias do Pará são os bombons de cupuaçu e castanha do pará e o casadinho de cupuaçu!
Se tiver a oportunidade vale a pena também experimentar a castanha do pará crua, parece um pedaço de coco!


Espero ter te deixado com água na boca e morto de curiosidade! Até o próximo post!!!




Um comentário:

E aí, gostou da postagem??? Deixe aqui sua opinião!